A Nebbiolo é a casta tinta mais respeitÔvel do norte da ItÔlia, com importante participação na composição dos maravilhosos vinhos Barolo e Barbaresco, que se encontram entre alguns dos melhores vinhos tintos de todo o mundo.
Os vinhedos da Nebbiolo são, normalmente, os primeiros a brotar. No entanto, a uva é uma das últimas a amadurecer, quando comparada com outras cepas. Além disso, as vinhas dessa variedade não se adaptam com facilidade em diferentes solos e regiões, necessitando de boa drenagem e intensa exposição solar.
Conhecida tambƩm como Spanna, Chiavennasca e Prunent, a uva Nebbiolo Ʃ uma variedade de pele escura, com vinhas que apresentam bons rendimentos, mas que necessita de cuidados especiais por parte de seus produtores para que os frutos concentrem bons aromas e sabores.
Por conta da sua casca extremamente grossa, os vinhos Nebbiolo sĆ£o muito tĆ¢nicos. Antigamente os grandes vinhos elaborados com essa variedade necessitavam de muitos anos para amaciar, no entanto, graƧas Ć s novas tĆ©cnicas de vinificação, os vinhos Nebbiolo sĆ£o mais acessĆveis quando jovens, embora muitos ainda prefiram beber um bom Barolo ou Barbaresco após dez anos de guarda.
Além disso, os vinhos Nebbiolo são extremamente alcoólicos, com excelente capacidade de envelhecimento e, às vezes, apresentam coloração escura e densa. Mesmo após pouco tempo de guarda, tais vinhos jÔ possuem coloração alaranjada, o que o torna um exemplar fÔcil de ser reconhecido.
Outra caracterĆstica importante da uva Nebbiolo Ć© o seu perfume, ou seja, tem um bouquet inconfundĆvel. Alguns vinhos apresentam aromas florais e, com a idade, desenvolvem notas de couro e especiarias, com nuances herbĆ”ceas e de cereja escura.
AlĆ©m dos tradicionais Barolo e Barbaresco, os dois maiores vinhos produzidos com a Nebbiolo, a variedade dĆ” origem a outros excelentes vinhos, como o Gattinara e o Ghemme e o Nebbiolo d’Alba, produzido com uvas do vinhedo da regiĆ£o de Alba.
