Aprenda dicas para consumir vinho na estação mais quente do ano. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Chardonnay e Sauvignon Blanc estão entre os favoritos do país
Vinhos brancos e rosés - Getty Images/Reprodução
O verão combina com bebidas refrescantes e agradáveis ao paladar. Por que não um vinho? Afinal, a estação mais quente do ano pede bebidas geladas para espantar o calor. Assim, a sugestão é optar por vinhos brancos e rosés, de acordo com especialistas. Por isso, o Metrópoles elencou cinco opções de bebidas para enófilos, além de dicas para o consumo.
Beber
Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), modelos de vinho branco como Chardonnay, Sauvignon Blanc e Moscato estão entre os preferidos dos brasileiros. E, para a felicidade dos amantes da bebida, esse tipo de vinho combina com temperaturas mais altas. Além disso, o CEO e fundador da Fabenne, primeira startup de vinhos do Brasil, Adriano Santucci, sugere que o ideal é fazer match do vinho com a receita que pede a ocasião.
Segundo o CEO e fundador da Fabenne, Adriano Santucci, vinhos brancos e rosés combinam com estações de altas temperaturas
Dicas
1 – Opte pelo equilíbrio
Para acompanhar as receitas típicas desta época é essencial buscar o equilíbrio: comidas mais leves com vinhos leves e pratos estruturados com vinhos mais intensos. Outra dica é utilizar o vinho Rosé, por exemplo, no preparo de drinks refrescantes.
2 – Na dúvida, aposte no Rosé
Os vinhos rosés são servidos gelados. Assim, a identificação desses vinhos com as altas temperaturas fez deles clássicos do verão.
3 – Abuse da criatividade
Protetor solar com ação antioxidante que previne o envelhecimento precoce da peleProtetor solar com ação antioxidante que previne o envelhecimento precoce da pele
Eles também podem ser consumidos em drinks, coquetéis e até em novas criações. Basta abusar da criatividade, um pouco de gelo e limão.
4 – Harmonize vinho e comida nos dias quentes
Pratos mais leves, digestivos e frescos são a melhor pedida para os dias de calor. Os aliados nessas ocasiões são vinhos com a mesma intensidade das receitas escolhidas.
Le Chaim!