Os dois produtos surgiram na Itália, tem como base a carne suína curada e maturada, e são uma boa pedida para sanduíches e tábuas de frios. No entanto, saber a diferença entre eles é fundamental na hora de escolher a melhor opção para sua receita.
Copa
Trata-se de uma iguaria feita com a sobrepaleta, corte íntegro muito apreciado por sua maciez e marmorização. Nele são adicionados temperos como pimenta, cravo, noz moscada, canela, sal e açúcar. A seguir é curado, e maturado por 60 dias. Esses processos garantem a conservação da carne e o sabor característico.
Salames
O salame é um produto feito com pedaços de carne suína, bovina e toucinho, adicionado de ingredientes, embutido, curado, fermentado, maturado e dessecado. Um “fungo benigno” característico desse produto é adicionado a base, ele garante a acidez e agrega sabor durante o período de maturação, que varia de 60 a 120 dias dependendo do resultado esperado. O que diferencia um tipo de salame dos outros é a condimentação e a largura do envoltório usado. A Frimesa disponibiliza seis tipos de salame no mercado: Calabrês, Alemão, Hamburguês, Italiano, Milano e o Salaminho.
Esses produtos não são cozidos, mas não estragam facilmente por serem desidratados e terem alto teor de sal. Portanto, consuma com moderação. Aproximadamente 100 gramas de copa, ultrapassam a quantidade de sódio recomendada para o consumo diário, e 40g do salame Milano representam 21% do consumo de sódio indicado por dia.