Foto: Um vinho que indico:
Felino especialidade da Gran Cru
Livros são um poço de aprendizado. Seja o gênero que for, as pÔginas das publicações envolvem o leitor e carregam sensações, aromas, memórias e sabores encrustadas nas histórias que trazem. Quando o assunto é gastronomia, não é diferente: o universo do paladar pode invadir a cabeça de quem lê e até deixar com Ôgua na boca.
No caso dos vinhos, além de adentrar no mundo das uvas, o leitor pode aprender com dicas teóricas e prÔticas o bÔsico sobre o assunto. Para te ajudar, o Metrópoles elencou seis bons livros para quem quer dominar as taças.
Confira:
1)Expert em vinhos em 24 horas, de Jancis Robson
Jancis Robinson explica de forma didÔtica e prÔtica como escolher um bom vinho. Sugere maneiras de fazer uma degustação com os amigos afinal, a melhor maneira de curtir uma bela garrafa é na companhia de quem se gosta. Na obra hÔ 10 dicas para escolher a garrafa certa, quanto deve-se pagar por cada uma e como combinar vinho e comida.
2)Viagens, vinhos, histórias, de Milton Mira de Assumpção Filho
O objetivo desta obra Ć© mostrar como programar e visitar regiƵes vinĆcolas, mesmo nĆ£o sendo um grande especialista em vinhos. O conceito bĆ”sico deste guia Ć© oferecer ao leitor recomendaƧƵes e sugestƵes, para que possa programar melhor suas viagens para as regiƵes vinĆcolas em vĆ”rios paĆses, mesmo sendo um simples apreciador de vinhos.
3)Os segredos do vinho – Para iniciantes e iniciados, de JosĆ© Osvaldo Albano do Amarante
Este Ć© o mais completo livro sobre vinhos jĆ” escrito no Brasil. AlĆ©m de fornecer ao leitor todas as dicas para que ele compre, armazene e consuma seus vinhos de forma correta, harmonizando-os com todos os tipos de comida, a obra – agora em edição revista, atualizada e ampliada – explica a arte da produção de vinhos e traz informaƧƵes detalhadas sobre os principais paĆses produtores. Inclui tabela das melhores safras do mundo.
4)Vinho Branco: O prazer Ʃ todo seu, de SƩrgio Inglez de Sousa
Seguindo o roteiro de degustação elaborado pelo enófilo Sérgio Inglez de Sousa, qualquer pessoa vai saber exatamente o que apreciar no vinho e como anotar suas impressões nas 100 fichas de degustação, que fazem parte do livro, bem como terÔ à disposição um roteiro completo para a degustação, tudo o que é necessÔrio para entender as informações contidas nos rótulos e os detalhes que permitem apreciar as qualidades do vinho branco.
5)1001 Vinhos para Beber Antes de Morrer, de Neil Beckett
Com bom humor e um leve toque de ironia, Neil Beckett, crĆtico de vinhos e editor-chefe da revista britĆ¢nica The World of Fine Wine, propƵe um desafio aos leitores do livro 1001 Vinhos para Beber Antes de Morrer: experimentar os mais de mil tĆtulos avaliados e recomendados por ele enquanto ainda se estĆ” vivo.
6)EnciclopƩdia do Vinho, de Hugh Johnson
A EnciclopĆ©dia do Vinho tem como premissa ser nada mais, nada menos, do que fonte de diversas informaƧƵes sobre a bebida. Prova disso Ć© que ela reĆŗne mais de 6 mil exemplares com os dados de uvas utilizadas, caracterĆsticas de cada rótulo e o processo de elaboração dos vinhos. Todos eles sĆ£o listados em ordem de recomendação para os leitores consumirem e adquirirem.
