A chegada do outono e a aproximação do inverno são bons ingredientes para convidar o parceiro, familiares e amigos para uma noite de queijos e vinhos.
De um encontro mais informal a um mais refinado, cheio de detalhes, a especialista em decoração e proprietária da For My Guest, Nathalia Prazak, dá algumas dicas de como montar uma mesa para a ocasião. Confira!
Cores invernais
Os tons escuros ficam ideais na hora de compor a mesa (Foto: Divulgação/ For My Guest)
As estações com uma decoração de tons quentes. “Aposte em toalhas de mesas, guardanapos e sousplats em tons beige, uva e vermelho escuro, que trazem a sensação de aconchego que o período pede”, afirma Nathalia.
Disposição da mesa
Segundo a especialista, em encontros mais informais, a dica é deixar todos os queijos espalhados pela mesa com pegadores e pratos pequenos empilhados para que os convidados possam se servir. “Os queijos podem ser colocados em cima de tábuas especificas para eles, mas as de cortar legumes, que forem de madeira, se estiverem em bom estado e forem bem posicionadas, dá um feito bem bacana.”
Na hora de compor a mesa, deixe os queijos separados (Foto: Divulgação/For My Guest)
Se a intenção é oferecer um jantar, o ideal é deixar os lugares já postos na mesa. “Aqui vale apostar em velas para ajudar a deixar o ambiente com clima quentinho”, diz a especialista. “Para reforçar essa sensação, é possível investir também em tábuas de madeira feitas de toras de árvores, um produto relativamente novo no mercado, que dá um efeito rústico e combina perfeitamente com a ocasião”.
Identificando os queijos
Para as reuniões mais simples, a dica da consultora é confeccionar cartões com o nome dos queijos. “Você pode fazer de próprio punho ou usar alguns recursos gráficos, como cores e desenhos para montar a comunicação”, afirma Nathalia. “Para fixar, dá para colocar os cartões em garfinhos de madeira”.
Uma dica divertida é deixar o tipo de queijo e o tipo de vinho escrito na mesa ou com tags (Foto: Reprodução/Pinterest)
Nos casos mais formais, a sugestão é comprar pequenas lousinhas para escrever com giz o nome dos queijos ou usá-las como base para colocá-los em cima. “Além de ajudar na organização, elas conversam bem com o tema e dão um toque criativo e pessoal à mesa”.
Cadê a taça que estava aqui?
Vale a pena apostar também em outro componentes para a mesa (Foto: Reproção/Shutterstock)
Com todas as taças iguais é comum o convidado perder a sua de vista durante o jantar e depois ficar na dúvida. “Por isso marcadores de taças são muito bem-vindos. Eles são fáceis de achar no mercado e estão disponíveis em vários formatos e preços”.
Ingredientes decorativos
Deixe a opção do convidado cortar o seu próprio pedaço de queijo (Foto: Reprodução/Pinterest)
De acordo com a consultora, alguns ingredientes adicionais, como azeite, podem dar um toque especial à mesa e aos aperitivos. “Vidros de azeites com trufa, sem trufa e com outros temperos combinam muito com a proposta além de serem bem gostosos”.